Muita saúde, paz e harmonia
para todos que desejam o bem !
Este Blog foi criado para registrar a caminhada e o percurso do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem - UFRGS em Junho de 2006, concluído em 2007. A partir desta data é meu Blog Pessoal. Sejam Bem-vindos!






Atividade PROA3 - Segue o trabalho, agora preciso transcrever todo o desenvolvimento da prova aplicada pelo Método Clínico. Amanhã é o prazo para postar a tarefa então vamos aos finalmente. Agora depois de um pouco mais de esclarecimentos sobre o método percebo que talvez eu já tenha participado da aplicabilidade do método clínico, em casa com minha filha, com meus sobrinhos em sala de aula e não tinha me dado conta.
Uma florzinha para a fofa da Elisa.
Nós merecemos abraços

Realizando atividade do Proa3 - sobre método clínico. Primeiramente li um texto de Fernando Aguiar entitulado Método Clínico: Método Clínico? Após realizar a leitura, concluí que o texto estava direcionado para a área da psicologia, fazendo uma explanação entre psicologia clínica e psicanálise, achei muito interessante, mas confesso que é uma leitura dirigida às pessoas com maior entendimento na área. Então me apropriei de outro texto sugerido pelo Proa, o texto de Lino de Macedo - Para uma avaliação construtivista, com a tarefa de se fazer uma ficha de leitura, expondo as idéias principais do autor, e comentar o texto. Percebi que ele aborda duas formas de se fazer avaliação da construção do conhecimento escolar. A primeira do sujeito epistemico propondo uma análise estrutural e a outra como sujeito psicológico através de uma análise funcional, onde ambas se complementam, uma precisa da outra para que aconteça de fato uma avaliação(ação) baseada no construtivismo de Piaget.
Eu e meu grupo estamos numa corrida contra o "prazo", estamos bastante atarefados com as atividades do nosso PA - Imagem e Consumidor. Estamos discutindo e preparando as últimas tarefas em cima da segunda versão do mapa conceitual e precisamos postar até o dia 30, daqui a pouco. Além do nosso PA, temos as outras tarefas, fórum, wiki, blog, que também precisamos dar conta. Ninguém segura o tempo, nós é que precisamos saber organizá-lo para vencermos tudo o que temos para fazer. Não é pouca coisa, temos o nosso trabalho, a casa, filhos, marido... É um desafio atrás do outro, mas estamos nessa....
Sai da frente que atrás vem gente .... 
Estava lendo dois livros de pequeno porte mas com assunto de "peso", sobre a teoria de Jean Piaget. Comecei a ler o primeiro - Revisitando Piaget (Cadernos de Autoria nº.3) e fui em busca de um segundo, para melhor compreender a leitura do primeiro. Então minha colega Sônia me indicou este - O Professor Revoluciónário de Thomas Joseph Burke, gostei muito pois me ajudou a clarear alguns aspectos em relação a leitura do primeiro livro. A linguagem do autor é de fácil "assimilação". Em tempo, pois preciso fazer a atividade do Proa 06 que é sobre Teoria, assim posso fazê-la com uma certa tranquilidade(por enquanto). Estou em busca de títulos de livros que tratem sobre este assunto, pois creio que trabalhos com maior profundidade teremos que fazer muito em breve. Bom fim de semana a todos...Abraços
Proa6 - Concluí a atividade2 - Vê Epistemológico, já está no wiki. Personalizei minha página e consegui deixá-la bem legal, fiz os links e inseri as imagens que eu queria.
Ontem fizemos uma reunião, eu e o pessoal daqui de PFundo, para discutirmos o nosso PA , a idéia era fazermos uma sistematização dos textos já postados no wiki, acho que foi muito bom. Lemos todo o material depois fizemos um resumo conforme nosso entendimento, dividimos as questões das dúvidas e tentamos respondê-las. Sabemos que ainda tem muito material para pesquisa, pois o nosso assunto é bastante interessante - Imagem e consumo. Hoje postamos no wiki para que todos possam ler e contribuir. Aguardamos a colaboração das gurias de POA... e também um parecer do professor Daniel. Será que estamos no caminho certo???
Gente... pelo que eu vi no ambiente eproinfo, esta semana será por demais de atarefada, muito o que fazer.
