21 de jul. de 2014

Formação PNAIC

No dia 13 de junho de 2014, participei de mais um encontro de Formação de Professores com o PNAIC na Faculdade IDEAU, novamente com a professora Geni. Neste encontro foram trabalhadas várias atividades  pedagógicas e apresentações de sugestões para as professoras. Iniciamos os trabalhos com a  dinâmica " O talento das cores" os professores comentaram que gostaram muito, após leram o livro ilustrado no telão de Carlos Drumond "Havia uma pedra no meio do caminho". Também fizeram atividade do Caderno 4, em pequenos grupos conversaram, trocaram sugestões e as dificuldades dos trabalhos que estão realizando em sala de aula com a aplicação dos ciclos. A tarde a professora Geni apresentou a Caixa Matemática com  sugestões de jogos pedagógicos. Em grupos socializaram algumas atividades desenvolvidas com o apoio  dos jogos em sala de aula. Na socialização foram filmadas algumas apresentações e apresentadas à todos. O NTE apresentou sugestões de alguns Jogos em Flasch que estãonos computadores das escolas, retomando e motivando seu uso  como proposta pedagógica. No final assistimos a mensagem em vídeo !Quem sou deixa marca!... emocionante.

Fotos Laboratório Móvel EENAV - 15 de julho







Laboratório Móvel

Dia 15 de julho de 2014,  terça-feira pela manhã, participei da formação para professores com o Laboratório Móvel na Escola EENAV. A sala estava repleta de professores curiosos, eles conheceram e manusearam o Netbook com o sistema operacional Ubuntu. O Laboratório Móvel consta de um armário de aço com tomadas de energia para carregar 35 Netbooks.  Assim quando os professores quiserem trabalhar com seus alunos o Netbook estará carregado e pronto para utilização em sala de aula. Este projeto faz parte do Programa Província de São Pedro.

Homenagem..


Algumas Fotos Formação PNAIC de 13 de junho 2014








Formação Normalistas Turma 2




 Agora a Turma 2, aconteceu no período de 8 a 11 de julho de 2014, na Sala de Informática da Escola EENAV  a formação para as alunas do 3º ano do Curso Normal, do turno da manhã e da noite, participaram 24 alunas.

Parabéns gurias!!

Formação Normalistas Turma 1


Aconteceu no período de 1 a 4 de julho de 2014, na Sala de Informática da Escola EENAV  a formação para as alunas do 3º ano do Curso Normal, dos turnos da manhã e da noite, participaram 19 alunas na Turma 1.

Parabéns gurias!!

Formação Curso Normal EENAV PF

O projeto que estamos desenvolvendo na Escola EENAV contempla professores atualmente, mas o NTE vinha em busca de trabalhar também as normalistas do Curso Normal. O projeto tem como um dos objetivos proporcionar e instrumentalizar os alunos para o uso das tecnologias digitais nas suas práticas. Então no mês de Julho de 2014, surgiu a proposta de desenvolvimento do mesmo. O curso acontece na modalidade presencial e será  intensivo para os alunos do 3º ano ano do Curso Normal dos turnos da manhã e da noite.  A atividade foi denominada de :Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais 16h com 2 turmas que acontece na Sala de Informática da Escola EENAV, no período de 1 de Julho a 11 de Julho de 2014. Professoras titulares para esse curso, Magda e  Margarida.

Escola Wolmar Antônio Salton

No dia 26 de junho de 2014 participei, na Escola, da reunião para apresentação aos pais da proposta de Escola em tempo Integral de abrangência da 7ª CRE.  A equipe da 7ª Coordenadoria, NTE, equipe diretiva, pais, alunos, professores e a coordenadora do CRA, se fizeram presentes para receber e acolher tais informações. Também foi colocado a importância do uso das tecnologias digitais em prol da aprendizagem do aluno. Em breve os alunos estarão levando para casa seus Netbooks e assim dar continuidade aos seus estudos, também foi recomendado quanto aos cuidados no manuseio deste instrumento em casa.

Tablets em Casca

No dia 9 e 10 de junho de 2014, estive no município de Casca para mais uma entrega de Tablets aos professores. O encontro aconteceu no Campi UPF - Casca. Os professores compareceram em peso, foi um dia muito produtivo e cheio de atividades.

Curso e-Proinfo

Iniciou no dia 05 de junho de 2014,  o curso Introdução à Educação Digital 60h - Turma IED NTE PF. O curso acontece no ambiente EAD, e-proinfo,  na modalidade semi presencial com encontros presenciais. O curso teve grande aceitação pelos professores, foi preciso formar dois pólos: um acontece na sede do NTE de  Passo Fundo e outro na Escola Assis Brasil no  município de David Canabarro. O curso teve muitos inscritos porém trabalhamos com número de vagas limitadas, mas em breve teremos nova edição. Parabéns aos participantes.
Acesse e-proinfo

Seminário Internacional de Educação


Em Junho participei do Seminário Internacional de Educação que aconteceu no IFSUL de Passo Fundo nos dias 2, 3 e 4/06/2014. As atividades foram intensas, com ricas palestras para o bom ouvinte. Educadores de renome fizeram parte desse evento, o Salão esteve lotado com a participação de grande número de professores de abrangências da 7ª Coordenadoria.

Escola Wolmar Antônio Salton


Aconteceu no dia 29 de maio reunião na Escola, estavam presentes a equipe da 7ª CRE, NTE, equipe diretiva, professores e  CRA da PMPF. Para apresentar o processo de implantação da Escola em Tempo Integral, seus objetivos, equipe de recursos humanos para o quadro da escola. Muitos são os desafios, registro de documentos e essencial é a participação da comunidade escolar para o desenvolvimento das atividades propostas. Também estiveram presentes a equipe da Saúde na escola. O NTE colocou sobre  a importância da formação continuada aos professores frente as uso das tecnologias digitais na escola.

Formação Curso Normal

No dia 21 de maio de 2014, quarta-feira de manhã, estivemos reunidos com professores do Curso Normal para mais uma aula com o projeto de formação na Sala de Informática. Reconhecendo os recursos do Linux Educacional, Ferramentas de Produtividade, Br Office do Linux, trabalhando com Impress, construção e apresentação de slides.

PNAIC


Aconteceu no dia 16 de maio de 2014 nas salas de aula da Faculdade IDEAU, os trabalhos de Formação para os professores com PNAIC. Estive acompanhando a sala da Coordenadora  Professora Geni de Ciríaco e suas alunas. As atividades foram muitas neste dia, atividades relacionadas aos cadernos do Pacto com socialização e dificuldades dos trabalhos e suas práticas desenvolvidas pelos professores através dos ciclos.
 ....  PNAIC