22 de set. de 2006

Mais Leituras...

Estava lendo dois livros de pequeno porte mas com assunto de "peso", sobre a teoria de Jean Piaget. Comecei a ler o primeiro - Revisitando Piaget (Cadernos de Autoria nº.3) e fui em busca de um segundo, para melhor compreender a leitura do primeiro. Então minha colega Sônia me indicou este - O Professor Revoluciónário de Thomas Joseph Burke, gostei muito pois me ajudou a clarear alguns aspectos em relação a leitura do primeiro livro. A linguagem do autor é de fácil "assimilação". Em tempo, pois preciso fazer a atividade do Proa 06 que é sobre Teoria, assim posso fazê-la com uma certa tranquilidade(por enquanto). Estou em busca de títulos de livros que tratem sobre este assunto, pois creio que trabalhos com maior profundidade teremos que fazer muito em breve. Bom fim de semana a todos...Abraços

19 de set. de 2006

Atividades....

Proa6 - Concluí a atividade2 - Vê Epistemológico, já está no wiki. Personalizei minha página e consegui deixá-la bem legal, fiz os links e inseri as imagens que eu queria.
Proa3 - Ok já está no fórum a atividade2 - Método clínico.
A cada dia que passa aprendemos mais com os recursos que estão ao nosso alcance, é importante dar um passo de cada vez.... Até...

18 de set. de 2006

Leituras...

Estou em busca de mais informações para esclarecer meus pensamentos e concluí a leitura do livro - Projetos e Ambientes Inovadores de Fernando J. de Almeida e Fernando M. Fonseca Jr. Mec. 2000 - O livro é muito bom e nos faz pensar em muitas possibilidades. Eis alguns fragmentos: "... A escola é velha, a informática é nova... os professores ultrapassados os métodos tecnológicos são inovadores. ... Os projetos permitem articular as disciplinas, buscam analisar os problemas sociais e contribuem para a sua solução por meio da prática concreta dos alunos ... As grades curriculares funcionam como prisões da curiosidade, da vontade de aprender! É perda do sabor e do saber.... Ser inovador, criativo, é saber conseguir romper com o óbvio. Para ser criativo é preciso ter desapego pela acomodação, não ter medo de errar. Novas tecnologias não exigem novos modos de fazer, porque inovação tecnológica embute possibilidades do novo. Isso mexe com as pessoas representam oportunidades novas..."
Nós como educadores sabemos que temos e podemos ir por vários caminhos que nos levem a ir em busca de outras possibilidades, portanto, precisamos ir, buscar, sair dessa posição de acomodação. É sabido que tudo isso facilitaria e muito a nossa prática pedagógica.
Conhecem essa música....
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual...
Chico Buarque