1 de nov. de 2017

Oficina Mint

Estive no município de Ibiaça, em 31 de outubro, para trabalhar com a Oficina Conhecendo o Sistema Linux Mint para os professores da Escola Adelaide Picolotto. O grupo se reuniu, à noite, na Sala de Informática para este momento de formação, onde reconheceram o layout do sistema, seus recursos e aplicativos observando o seu potencial pedagógico. Trabalhamos com Objetos de Aprendizagem,  KTurtle, Match, Geogebra, Gimp entre outros, os professores se mostraram bastante interessados e concentrados para  utilizar esta ferramenta em prol da aprendizagem dos seus alunos.

30 de out. de 2017

Oficina Excel Básico


Na sexta-feira, dia 27 de outubro, eu e as colegas Claudete e Sandra, atendemos um grupo de gestores, professores e servidores na Oficina Excel Básico, aqui no NTE. A pedido dos cursistas do Curso de Apoio ao Secretário Escolar, que encerrou em agosto,  foi organizada esta oficina. O conteúdo da mesma foi selecionado pelo grupo: estrutura do Excel, criar planilhas, exercícios de cálculos com o uso de fórmulas, gráficos e  filtros para facilitar a pesquisa em documentos. Participantes das escolas dos municípios de Lagoa Vermelha, Rio dos Índios, Mato Castelhano, Santa Cecília do Sul, Tapejara, Nonoai e Passo Fundo, se fizeram presentes.




Oficina KTurtle

Estive em Marau, no dia 17 de outubro, para trabalhar com a colega Claudete na Oficina Programando com o KTurtle,  tendo a Escola Charruas como polo. Os professores das escolas do entorno de Marau participaram desta formação, sendo elas: EEEM Anchieta, EEEF Herzelino David Bordin e EEEF Charruas, de Marau e EEEM Vila Maria do município de Vila Maria. Nesta oficina os participantes realizaram atividades de noções espaciais com o corpo, exercitaram comandos primários da linguagem de programação. Após tiveram a tarefa de criar imagens na tela aplicando outros recurso como o uso das cores e alguns comandos avançados. O grupo entusiasmado com as criações...