22 de jun. de 2017

Curso Robótica

Dia 14 de junho, participei da Oficina de Robótica no NTE. O grupo de professores empolgados com a proposta de construir uma "escavadeira hidráulica" com materiais recicláveis. Projeto desafiador para o grupo mas todos encarando com entusiasmo.

Formaçao Rio dos Índios

No dia 08 e 09 de junho, estive no município de Rio dos Índios, com a colega Vera na Escola Romano Padoan para trabalhar com a Oficina Tecnologias Digitais para os professores. Na tarde do dia 8, trabalhamos com os recursos da produção edição de vídeo com o software OpenShot. Na manhã do dia 9, trabalhamos com recursos de áudio com o software Audacity. Professores curiosos e motivados, segundo semestre com mais aprendizagens..!



Oficina Vídeo

Dia 6 de junho, participei da Oficina "Do OpenShot ao Youtube" no NTE, pela parte da manhã e tarde com o professor Nilzo Machado do NTE de Cachoeira do Sul. O professor mostrou que não é difícil trabalhar com vídeo, pois os recursos estão disponíveis nos equipamentos tecnológicos disponíveis nas escolas. É importante seguir algumas de suas dicas e orientar os alunos para a criação de vídeos. Este recurso é muito rico e os alunos gostam bastante.

Formação Mint

Estive no município de Guaporé com a colega vera, no  dia 30 de maio, na Escola Bandeirante com a Oficina Sistema Operacional Linux Mint. No turno da tarde atendemos os professores do Ensino Fundamental Séries Finais e  noite foi a vez dos professores do Ensino Médio. Neste encontro, exploraram os aplicativos do Mint, Portal Educom Mais e criaram formulário no Google Drive. Os participantes ficaram entusiasmados com as possibilidades e recursos apresentados na Oficina.


Curso Secretário Escolar

Em 29 de maio, trabalhei com a colega Claudete no Curso para Secretário Escolar que aconteceu no NTE, nos turnos manhã e tarde.  Neste terceiro encontro, recursos avançados do processador de texto foram discutidas e criação do formulário no Google Drive.

Curso Secretário Escolar


Na terça-feira, dia 23 de maio, acompanhei a colega Claudete no  Curso Apoio ao Trabalho do Secretário Escolar, nos turnos da manhã e tarde. Neste encontro, outro grupo, porém com o mesmo conteúdo. Os cursistas se  atualizaram quanto as normas de Redação Oficial e uso do e-mail com a assinatura digital, com destaque aos recursos deste.