4 de ago. de 2015

Atrapalhos.com - parte 2

O mundo nos pede que sejamos justos,
 mas não nos protege das injustiças.
O mundo nos vigia noite e dia, 
mas não na forma de nos guardar, e sim,
 esperando um pequeno vacilo
 para grosseiramente e 
de forma muitas vezes ciumenta,
nos menosprezar, difamar até.

3 de ago. de 2015

Formação Tecnológica Digital para Normalistas - EENAV

Aconteceu de 07 a 17 de Julho de 2015, o Curso de Formação Tecnológica Digital para os alunos do Curso Normal, na EENAV de Passo Fundo . As aulas aconteceram no turno da tarde, na Sala de Informática da Escola. O grupo de participantes foi  dividido em: Turma 1 e Turma 2. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, explorar e identificar os recursos  disponíveis no Sistema Operacional Linux Educacional. Perceberam  a importância da apropriação das possibilidades para a promoção da aprendizagem  com os softwares educativos e aplicativos existentes nos computadores, também trabalhamos com alguns recursos online. Os alunos elaboraram, construíram e  planejaram atividades pedagógias aplicando os ensinamentos  recebidos em sala de aula pelos  seus professores. Foram criados dois   Blogs Coletivos  para registro das atividades desenvolvidas durante o curso.
Blog Turma 1 - Educando com café
Blog Turma 2 - Brincar do saber

Formação MSTECH na Escola Wolmar A. Salton

No dia 21 de Julho de 2015, terça-feira, participei com a colega Sonia, do primeiro encontro do Curso - Educomunicação e TIC na Escola para Gestores de 40h para a equipe diretiva da Escola Wolmar Antônio Salton, ministrado pela MSTECH. O mesmo acontece na modalidade EAD, dividido em 8 módulos, sendo este encontro presencial de 8h. A professora Catimar  desenvolveu as atividades propostas para este dia de estudo, apresentando todo o programa do curso, tirando dúvidas e explicando o ambiente para os participantes.

Formação Pedagógica com Linux Educacional

Na manhã do dia 23 de Julho de 2015, estive com a colega Claudete, na EENAV para uma manhã de Formação com os Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, na Semana Pedagógica. O encontro aconteceu na Sala de Informática da Escola onde os professores conheceram e exploraram o sistema Linux Educacional que foi aprimorado. O sistema trouxe diversos softwares educacionais para o uso nas disciplinas do currículo. A manhã passou rápido pois as atividades  encantaram os professores com as possibilidades tecnológicas disponíveis, várias foram as propostas com potencial pedagógico e planejamento para o desenvolvimento  de conteúdos percebidas pelos professores  que socializaram e compartilharam  com o grupo.



Lousa Digital



Na manhã, do dia 22 de Julho de 2015, estive com a colega Evanir, na Escola Monte Castelo para Formação Pedagógica com a Lousa Digital. Se fizeram presentes professores e a equipe diretiva, para explorar e identificar os recursos com softwares educativos que a  lousa oferece ao professor e perceber as possibilidades de interatividade que podem enriquecer a sala de aula no fazer pedagógico diário na escola.

MSTECH no NTE

No dia 29 de junho, segunda-feira, recebemos a visita da formadora do grupo MSTECH de Porto Alegre, Catimar, na sede do NTE. Ela veio conhecer e apresentar o projeto de formaçao para gestores e professores que acontecerá em breve na Escola Wolmar Antônio Salton, junto ao Programa Província de São Pedro. Após explanação do mesmo, aconteceu uma troca de ideias e sugestões quanto ao planejamento das ações que serão desenvolvidas nesta formação. O Curso - Educomunicação e TIC na Escola para Gestores de 40 h, acontecerá no segundo semestre de 2015 e será na modalidade EAD, tendo uma aula presencial inicial para mostrar a proposta e o ambiente ao qual será desenvolvido, o NTE terá uma participação efetiva junto a escola.

Formação com Netbook

Dando continuidade às Formações com o Netbook, retornamos na noite de terça-feira, dia 21 de Julho de 2015, na Escola Cecy Leite Costa para darmos continuidade aos trabalhos iniciados na segunda-feira. Os professores se fizeram presente para juntos buscarem mais possibilidades com os recursos tecnológicos disponíveis na Escola, percebendo a importância do uso na promoção da aprendizagem dos alunos, tornando suas aulas mais interessantes e  próximas a realidade dos alunos, dentro de uma cultura digital.

Formação com Netbook

Na tarde de segunda-feira dia 20 de Julho de 2015 estive na Escola Cecy Leite Costa de Passo Fundo com a colega Claudete, para uma formação de professores com o uso do netbook. Esta formação tem como objetivo proporcionar aos professores as inúmeras possibilidades pedagógicas com o uso desse instrumetno tecnológico em sala de aula.