18 de ago. de 2016

Formação Escola Silveira Neto


Estive no município de Lagoa Vermelha, com a colega Vera, na noite de 17 de agosto, quarta-feira, na Escola Silveira Neto para trabalharmos com o Curso: Tecnologias Digitais nos Anos Iniciais. Os professores se encontraram na Sala de Informática da escola para trabalhar com o programa Audacity. Após orientações e explanações sobre o mesmo, elas escolheram um pequeno texto para gravar e aplicar seus recursos. Após a gravação, fizeram pesquisa na web para escolher uma música ou efeito de som gratuito para, inserir no seu projeto. Trabalho finalizado, perceberam as possibilidades em utilizar o Audacity no seu trabalho pedagógico. Também trabalhamos com o Google Drive, compartilhando arquivos e pastas.



- para baixar efeitos de som livre

- ou este

16 de ago. de 2016

.


Formação Escola Araby

No dia 11 de agosto,  estive em Lagoa Vermelha, com a colega Vera, para trabalharmos na Escola Araby com o Curso: Uso da Tecnologias Digitais nas Áreas do Conhecimento. Nesta tarde todos os professores participantes estavam na Sala de Informática da Escola, tivemos alguns problemas com o acesso a internet, mas seguimos nossa proposta de conhecer e visitar sites educativos de professores, onde os mesmos puderam observar o seu layout, as cores, o conteúdo. Após o grupo criou o Site da Escola e compartilhou a permissão para todos os presentes, pois todos poderão ter acesso e contribuição no mesmo. Em pequenos grupos, as áreas, da matemática, linguagens, humanas e ciências se reuniram para juntos criar suas páginas e escolher o que colocar pois a construção do site será de autoria e contribuição de todos.
 Parabéns aos professores!!!

- Site da Escola
https://sites.google.com/site/arabyescolavirtual/
- Para criar Site Google


Formação Escola Bandeirante


Estive no município de Guaporé, no dia 09 de agosto, com a colega Vera, na Escola Bandeirante para trabalharmos com o Curso: Tecnologias nos Anos Iniciais.  O dia passou rápido, os professores conheceram os recursos do Audacity existentes nos computadores da Sala de Informática da Escola. Após orientações e explanações, escolheram um pequeno texto e gravaram suas narrativas, selecionaram efeitos, cortaram e editaram sua gravação. Depois pesquisaram músicas gratuitas na internet e acrescentaram em uma outra faixa do seu projeto. A tarde foi socializado com o grupo todas as produções do dia com direito a aplausos. Em seguida a professora Adonice expôs aos colegas o projeto que está desenvolvendo com sua turma de 5º ano, criando histórias e utilizando os recursos do Audacity com todos os alunos.
Parabéns a todos os professores!

- para baixar efeitos de som livre
  http://www.freesfx.co.uk/
- ou este
  http://free-loops.com/

Formação Escolas Indígenas

Na tarde do dia 03 de agosto, no NTE, aconteceu a Oficina Produção de Material Didático Multimídia para Comunidades Indígenas: Kaingang. Os NTE's de Carazinho, Estrela, Pelotas, Santo Angelo e de Cachoeira estiveram presentes, para esta formação das Comunidades Indígenas da nossa região com o Programa “Saberes Indígenas nas Escolas”. Foram trabalhadas duas oficinas: Edição e Produção de Vídeos e Produção Textual e Materiais Gráficos Digitais. Eu acompanhei a oficina de Produção Textual, o grupo compenetrado e seguindo as orientações dos orientadores, altas produções no final da tarde. Esta oficina teve o objetivo de qualificar os projetos educativos desenvolvidos nas comunidades indígenas com o auxílio dos recursos tecnológicos.
 

Escola Google - Wolmar Antônio Salton

No dia 02 de agosto, terça-feira, eu e a colega Sonia, trabalhamos no espaço do NTE, com os professores da Escola Wolmar Antônio Salton, no Curso Google for Education.  Nesta manhã, os professores acessaram seu e-mail do @educar, alteraram sua senha, criaram grupos de contatos e construiram arquivos compartilhados. Após o almoço, a colega Vera se somou ao grupo, os professores conheceram vários sites educativos do google. Encaminhou-se os trabalhos em pequenos grupos para criação do Site da Escola, onde o mesmo foi compartilhado com todos. O nome, layout, criação de páginas, escolha de atividades, conteúdos, vídeos teve a participação de todos os presentes. Este é um espaço para a publicação do fazer pedagógico que acontece no âmbito da escola. 

.


Todos os dias aprendemos com as pessoas,
a ser egoísta,
a ser mesquinho,
a ser mentiroso,
a ser invejoso,
a ser maldoso,
a ser grosseiro,
a ser estúpido, 
a ser avarento,
a ser gavola,
você pode escolher o que quer aprender hoje!!!
ou não...
 
"Mil dias não bastam para aprender o bem; 
mas para aprender o mal, uma hora é demais."
 Confúcio
 

.