9 de dez. de 2010

O menor filme do mundo


Sugestão Educa Tube.
Vale a pena assistir e fazer uma reflexão sobre o conteúdo do mesmo.

7 de dez. de 2010

...


Campanha criada pela jovem escritora Thalita Rebouças.
Ler é bacana é o oposto de Ler é chato.
Saiba mais da escritora aqui

6 de dez. de 2010

Pretendo adotar em 2011

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho.
Mário Quintana

Para pensar...

O difícil não é a gente ter boas ideias. Nem falar delas.
Difícil mesmo é encontrar alguém, que as ouça.
No entanto, pior do que não ter a quem contar o que a gente sente,
é contar o que a gente sente a quem não sente o que a gente conta.
É dolorido. É o diabo.
Trecho do livro "Cela de Papel"
de Uili Bergamin

Curso Aluno Integrado

As aulas com o Curso Aluno Integrado encerraram no dia 30 de novembro no ambiente on-line do site do e-proinfo. Foi um projeto voltado aos alunos da escola pública na modalidade EAD - Educação à distância.

Era alta a expectativa com relação à receptividade do público inscrito. Quando passei nas escolas e fiz o convite para o curso, muitos alunos se inscreveram, porém, já no primeiro encontro presencial tivemos alguns que não compareceram. As atividades começaram e o curso seguiu normalmente. Como um dos objetivos do projeto visava à qualificação dos alunos com as tecnologias, eles precisavam participar ativamente do ambiente on-line para a realização das tarefas e ficar por dentro dos acontecimentos do curso. As desistências e a falta de compromisso de alguns alunos foram acontecendo.

O conteúdo do curso foi muito bem selecionado, com vídeos, animações, jogos. Foi muito além do conteúdo da tela. A cada clic no mouse, os links se abriam para outros caminhos, fazendo assim a "viagem na rede".
Para os próximos cursos é preciso rever a carga horária, a gama de conteúdo e as atividades. Sabemos que o adolescente não está preparado para projetos dessa modalidade, ele ainda necessita da presença do professor ao seu lado. Para o aluno ter sucesso em um curso à distância, é importante que tenha autonomia, para organizar seus estudos, tendo disciplina e também que esteja comprometido com o mesmo. Enfim é um projeto muito bom que vem ao encontro dos interesses de quem quer estudar e aprender a qualquer hora, dando o seu melhor na busca do conhecimento.

Essa experiência foi de grande valia, pois cresci como pessoa e tutora no ambiente de educação à distância, aprendi muito com a plataforma e-proinfo. Esta foi uma oportunidade de desenvolver um trabalho com os adolescentes onde os contatos em sua maioria foram via correio eletrônico. Trabalhei diretamente com a professora, orientadora de tutoria da UFSC Rafaela Carvalho de Oliveira.

Parabéns aos alunos que participaram e se comprometeram com o projeto!