27 de jun. de 2011

Palestra UPF

Na noite de sexta-feira dia 17 de junho, noite de chuva intensa e muito frio,  estive a convite da professora Margareth De Cesaro, na Universidade de Passo Fundo, para conversar com as alunas do curso de  Educação Artística na FAC. Segundo a professora,  as alunas estão chegando ao final do curso e  realizando estágio nas escolas da rede pública de ensino, ela achou importante as alunas receberem informações sobre a Sala de Aula Digital das escolas.
Seguimos um roteiro:
- Apresentações
- Explicações sobre o PROINFO
- Diferensas entre Windows e o Linux
- Socialização do trabalho que as alunas estão desenvolvendo em seu estágio nas escolas
- Vídeo de motivação.
Segundo momento:
- Linux
- Pacote do GCompris:
*ficaram encantadas com a diversidade e possibilidades dentro das inúmeras atividades que o software oferece. Conheceram e exercitaram alguns jogos com  enfoque nas Artes
- Pacote do BrOffice:
* Processador de texto: Writer
- Percebendo as semelhanças com o Word do Windows
-Reconhecendo os ícones na barra de Ferramentas
- Exercitando um pouco, digitando
- inserindo imagens através da galeria e formataçãodo texto.
*Apresentação de Slides: Impress
- Reconhecendo as semelhanças com o Power Point
- Elaborando um trabalho e verificando as possibilidades e formatação do mesmo.
- Capturando imagens da internet para enriquecer seu trabalho.

A noite passou rápido, as alunas gostaram e se sentiram motivadas a utilizar este recurso no próximo semestre onde retornarão às escolas para dar continuidade em seu estágio. Esta foi uma breve amostra das inúmeras possibilidades que o Linux Educacional nos oferece. Gostariam de dar continuidade no segundo semestre deste encontro onde possam planejar  propostas de aulas com o intuito de inserir as possibilidade das tecnologias de informação e comunicação em suas aulas. Entao até logo!?

Sensibilização em Marau

No dia 17 de julho, sexta-feira chuvoso, estive no município de Marau com minhas colegas do NTE, para uma sensibilização com as escolas da Secretaria Municipal de Educação. Estivemos na Escola Hygino Portella com um grupo grande de professores curiosos. Além de conhecimento, buscam as possibilidades quanto ao uso das TICs no seu fazer pedagógico com o Linux Educacional na Sala de Aula Digital de suas escolas. No próximo dia 1º de Julho estaremos iniciando nossas aulas com o Sistema Operacional Linux no Curso de Introdução a Educação Digital 40 horas. Então até breve!