17 de abr. de 2014

Formação Curso Normal

Na manhã do dia 9 de abril, quarta-feira estive na Escola EENAV para conversar com as professoras do Curso Normal, retomando o Projeto de Formação com as Tecnologias. Elas gostaram muito e pretendem começar em breve, marcamos o início dos trabalhos para o mês de  maio, as aulas acontecerão na sala de informática.

A noite novamente na Escola, agora com o grupo de professores do turno da noite do Curso Normal. Apresentando o projeto aos professores e a supervisão do curso,  em breve novo contato para novas combinações.

Formação EENAV

Primeira visita à Escola EENAV para retomada dos contatos para a formação continuada com os professores do Curso Normal e suas Normalistas e professores da Séries Finais do Ensino Fundamental.
Estive no dia 4 de abril, a tarde na escola, para conversar com as Professoras das Séries Finais do Ensino Fundamental sobre a retomada  do Projeto de Formação com as Tecnologias, iniciado em 2013. Elas colocaram que devido a falta de professores em algumas séries gostariam de aguardar a chegada de todos os colegas para depois  dar início as aulas de  formação.

SEAP

Estou participando do processo de finalização dos trabalhos com o SEAP -  Sistema Estadual de Avaliação Participativa - Política Pública de Estado que busca construir diagnósticos qualitativos de todas as instâncias da Rede Estadual de Ensino para aperfeiçoar a gestão educacional e o controle público e incidir na melhoria do processo de ensino aprendizagem com vistas a alcançar uma educação de qualidade social com cidadania. As escolas que estou atendendo fazem parte dos municípios de Vanini, David Canabarro e São Domingos do Sul,  estamos  quase lá...
 

Município de São Domingos do Sul

Na tarde do dia 18 de março de 2014, estivemos na Escola Giovani Mognon  para trabalharmos com o SEAP, a Equipe Diretiva e  os membros do Conselho Escolar se fizeram presentes. A revisão das questões aconteceu normalmente com muitas ideias e sugestões para melhorar.
A noite fomos na Escola de Ensino Médio Frederico Benvegnu para a realização desta mesma tarefa o qual aconteceu de maneira tranquila.

Feliz Páscoa 2014!


Município David Canabarro

No dia 17 de março estive no município de David Canabarro para trabalhar com SEAP com quatro escolas. Dividimos os turnos para melhor atender as escolas da seguinte maneira: nesta tarde trabalhamos na Casa de Cultura do município com as Escolas: Augusto Vanzella e Marechal Rondon, estavam presentes componentes da Equipe Diretiva e do Conselho Escolar de ambas as escolas. A tarde passou rápido com a intensidade dos trabalhos. Pela parte da noite estivemos Escola de Ensino Médio Assis Brasil, sala de vídeo repleta de participantes onde tínhamos pais, professores, alunos, funcionários e a Equipe Diretiva. Intensa colaboração e participação nas colocações de questões que precisavam ser revistas.

No dia 18 de março, pela manhã, fomos até a Escola de Ensino Fundamental São José do Capingui para a reunião com Equipe Diretiva e membros do Conselho Escolar.

Os trabalhos aconteceram em clima favorável em todas as escolas com intensa  troca de ideias e sugestões para melhorar as condições da escola e o processo educativo dos alunos.


Município de Vanini

No dia 13 de março estive no município de Vanini, na Escola Cônego Josuẽ Bardin para trabalhar com o SEAP, na revisão das questões de diagnóstico apontadas no SEAP/2013 junto com a Equipe Diretiva e o Conselho Escolar

Entrega de Tablet

No dia 14 de abril  estive no Instituto Cecy Leite Costa para mais uma entrega de Tablet aos professores das Escolas Maria Dolores e IECA - Instituto Estadual Cardeal Arcoverde. Professores motivados ao uso desta tecnologia como auxílio ao processo educativo criando oportunidades para novos cenários pedagógicos.

Entrega de Tablet

 Entrega de Tablet na Escola EENAV no dia 10 de abril de 2014 para os professores das Escolas do EENAV e da Escola Antonino Xavier e Oliveira. Professores entusiasmados com as possibilidades de mais este recurso tecnológico para utilizar como apoio em suas aulas.

Formação Pacto Ensino Médio

No dia 8 de abril de 2014,  estive participando de uma Formação para o Fortalecimento do Ensino Médio, no salão do Instituto Cecy Leite Costa. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores do ensino médio.
Eu e as colegas do NTE Adiles, Claudete e Sandra  estivemos auxiliando as professoras quanto ao manuseio do Tablet. A sala estava repleta de professores, baixamos os cadernos  do link e exercitamos alguns recursos; como baixar arquivos e explorar recursos de arquivos em pdf , anotar, comentar, sublinhar os textos.