22 de jan. de 2016

Perdas Necessárias

As perdas são partes da vida. As perdas são necessárias porque para crescer temos de perder, não pela morte, mas também por abandono, pela desistência. Em qualquer idade, perder é difícil e doloroso, mas só através de nossas perdas nos tornamos seres humanos plenamente desenvolvidos.


As pessoas que somos e a vida que vivemos são determinadas, de uma forma ou de outra, pelas nossas experiências de perda. Esta compreensão ajuda a ampliar o campo de nossas escolhas e possibilidades. Todos nós, em princípio, lutamos contra as perdas, mas elas são universais, inexoráveis e muito abrangentes em nossas vidas.

E nossas perdas incluem não apenas separações e abandonos, mas também a perda consciente ou inconsciente, de sonhos românticos, ilusões de segurança, expectativas irreais e outras. As perdas que enfrentamos ao longo da vida, e das quais não podemos fugir são:

- Que o amor de nossos pais não é só nosso;
- Que nossos pais vão nos deixar, e que nós vamos deixá-los;
- Que por mais sábio, belo e encantador que alguém seja ninguém tem assegurado casar e "ser feliz para sempre";
- Que temos de aceitar, em nós mesmos e nos outros, um misto de amor e ódio, do bem e do mal;
- Que tudo nesta vida é implacavelmente efêmero;
- Que estamos neste mundo essencialmente por nossa conta;
- Que somos completamente incapazes de oferecer a nós mesmos ou aos que amamos, qualquer forma de proteção contra a dor e as perdas necessárias;
- Que nossas opções são influenciadas pelo sentimento de culpa incutido em nós, pela educação que recebemos.

Examinar estas perdas permitem aceitar e modelar melhor os fatos de nossa vida. Começar a perceber como nossas perdas moldaram e moldam nossa vida pode ser o começo de uma vida mais promissora e FELIZ!

.


ONG AMOR

No dia 21 de janeiro, quinta-feira, eu e a colega Claudete estivemos na ONG AMOR, de Passo Fundo. Com a proposta de promover a inserção das crianças e adolescentes no mundo digital, neste dia, atendemos crianças a partir de 5 anos de idade na Sala de Informática. As atividades contemplaram o trabalho com objetos de aprendizagem de forma lúdica, criação de desenhos com o Paint e a elaboração de trabalhos com Slides. Os adolescentes, além do desenho, criaram narrativas textuais utilizando o programa Power Point, unindo a imagem ao texto para contar uma estória. Apesar do dia quente, os alunos atenderam as expectativas para este dia de trabalho.

19 de jan. de 2016

Oficina de Férias

Aconteceu ontem dia, 18 de janeiro, à tarde a Oficina Nuvem de Palavras. Eu e a colega Iva trabalhamos com o grupo de participantes. Foi uma tarde dinâmica e cheia de energia, inicialmente conheceram o aplicativo e depois foi só criação. Turma muito animada, muitas ideias, cores e criatividade. Parabéns a todas!!!