7 de nov. de 2013

Formação Curso Normal EENAV

No dia 06 de novembro junto com a professora parceira, Magda Grasselli, aconteceu o primeiro encontro de formação com os professores do Curso Normal da Escola EENAV. Apresentações gerais e explanação do projeto a ser desenvolvido no decorrer do ano de 2014 aos professores na Sala de Informática da escola. Com o objetivo de preparar as normalistas para atuação como monitores no contra turno e utilizar os recursos tecnológicos com um olhar pedagógico nas escolas que atuarem futuramente. Exploração dos jogos, Duendes, criação de cenários, interação com os recursos do jogo. Capturar tela, trabalhar com o processador de texto, salvar arquivo para abrir no windows. A professora Laureci trouxe seus alunos da turma 351 para participarem da experiência em trabalhar com os jogos. Eles gostaram muito, fizeram perguntas e gostariam de participar do próximo encontro, já que estão saindo da escola por estarem no final do Curso Normal.

Formação Séries Iniciais E.F. EENAV

No dia 25 de outubro de 2013 tivemos o segundo encontro com os professores da Escola EENAV, apresentação da professora Margarida do NTE que trabalhará conosco neste projeto. Combinações sobre as próximas datas dos encontros para este ano. Vimos as diferenças entre os Sistemas Operacionais Linux e  Windows, software livre e software proprietário. Exploração individual de alguns jogos em flash pelos professores que socializaram aos colegas os que gostaram e firam potencial pedagógico nos mesmos.

Formação Séries Iniciais E.F. EENAV

Aconteceu o primeiro encontro de formação com os professores das Séries Iniciais do E.F. na sala de ifnormática com o Sistema Operacional Linux 3.0 da Escola, no dia 18 de outubro de 2013. Esteve conosco a professora parceira Magda Grasselli. Apresentações, combinações, explanação sobre o projeto aos professores com os objetivos. Um breve texto para reflexão "Uso da tecnologia em sala de aula desperta interesse nos alunos", após leitura fizemos a socialização das percepções frente ao texto. A professsora Valquíria socializou sua experiência de trabalho na sala de informática com seus alunos, utilizando os jogos. Em seguida passamos para as atividades práticas com os Jogos em Flash, exploramos o jogo os Duendes, onde os professores puderam vivenciar as atividades como alunos, criando cenários, colocando elementos, personagens, paisagens, apagando, refazendo. Capturar imagem , abrir proessador de texto, salvar arquivo para abrir no Windows. Trabalho com pen drive, baixar arquivos no netbook e notebook. A avaliação do encontro foi positiva segundo as professoras, empolgadas, contentes e motivadas  na busca das descobertas.

Província de São Pedro Bagé

Estive no município de Bagé, nos dias 29 e 30 de outubro, com os colegas assessores dos NTEs e o  grupo de estudos do LEC da UFRGS. A proposta de trabalho estava baseada na  avaliação. Estivemos na Escola CAIC da COHAB do município onde os professores presentes relataram seus anseios e suas  dificuldades quanto a modalidade EAD, a sua participaçaõ no ambiente Comunidade Província de São Pedro e a navegação no ambiente. O trabalho foi conduzido pelo LEC:
- 29/10/2013
 Apresentação do Plano para os dois dias
 Atividade 1: Reflexão sobre a Prática (formação de grupos de trabalho)
 Atividade 2: Estudo do Quadro Teórico - aprendizes do futuro.pdf (páginas 15 a 25)
 Atividade 3: Análise e Criação  
 Atividade 4 (início): Socialização
  - 30/10/2013
Atividade 4 (final): Socialização
Atividade 5: Avaliação via Mapa Conceitual e Cmap Tools
Atividade 6: Avaliação Final das Oficinas

Província de São Pedro Um computador por Aluno e Professor

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, estive em Porto Alegre, para trabalhar com o LEC da UFRGS. A proposta de trabalho foi referente as formações oferecidas na modalidade EAD na Comunidade Província de São Pedro  para os professores das cidades da fronteira, Bagé, Aceguá e Santana do Livramento que aconteceram em Junho deste ano.  Estiveram presentes os assessores dos NTEs que participaram deste projeto desde o início. Alguns assessores acompanharão o grupo do LEC no município de  Bagé e outros no município de Santana do Livramento. O LEC propõe fazer uma avaliação diagnóstica com os professores participantes, relatando suas dificuldades, sua participação, navegação no ambiente entre outros, para seguir uma nova etapa de formação.

Curso Elaboração de Projetos 40h - Nonoai

No dia 31 de outubro de 2013, aconteceu o terceiro encontro presencial no Pólo de Nonoai . Nesta etapa os professore trabalharam com o recurso do  CmapTools, mapa conceitual. Eles construiram seu mapa conceitual baseado num projeto já pensado por eles. Destacaram as palavras chaves com o auxílio de papelotes e depois foram ao computador construir seu mapa no CmapTools. A construção do mapa conceitual  possibilitou uma visão ampla quanto as relações entre as possibilidades de trabalhar os conteúdos nas diferentes disciplinas . 

Curso Elaboração de Projetos 40h - Nonoai

No dia 01 de Outubro de 2013, estivemos na Escola Maria Dulcina, para o segundo encontro presencial no Pólo de Nonoai. Os professores estavam motivados para mais esta etapa do curso, postar atividades, solucionar dúvidas e aprender um pouco mais.

Projeto Formação Curso Normal e Séries Iniciais Ensino Fundamental - EENAV

No dia 08 de outubro estive na Escola EENAV de Passo Fundo, apresentando o Projeto para Formação do Curso Normal à equipe diretiva. A necessidade de capacitação dos profissionais em educação para o uso pedagógico das tecnologias digitais, desencadeou a  proposta de formação para os professores das Escolas que trabalham com o Curso Normal de abrangência da 7ª CRE. O projeto acontece inicialmente com os professores do Curso Normal  na Escola EENAV e em seguida com suas normalistas, capacitando-as para atuarem como monitoras nas séries iniciais, no contra turno da própria escola e possibilita uma prática pedagógica num ambiente de sala de aula utilizando as tecnologias, ampliando sua concepção de educadoras. Participam também os professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental . O projeto propõe um maior conhecimento quanto ao uso dos equipamentos e sua linguagem tecnológica, aliando as tecnologias em prol da  aprendizagem dos alunos.

6 de nov. de 2013

Oficina Scratch - Mutirão Um por Um - Sapucaia do Sul

Alunos e professores
Alunos 5º ano
Alunos 5º ano fazendo os cenários

Província de São Pedro Mutirão Um computador por Aluno e Professor

O Programa Província de São Pedro - Um computador por aluno e professor propôs aos assessores dos NTEs do RS um Mutirão de formação aos professores/escolas que fazem parte do programa. Os assessores dos NTEs formaram grupos de trabalhos para atender aos professores, oferecendo oficinas de capacitação com  seus netbooks.

Em setembro aconteceu nos dias 25, 26 e 27 o mutirão com o grupo A, com a colega do NTE de Canoas, Eliane. Ela organizou  toda a programação da formação para  os professores com diversas oficinas. Estivemos no município de Esteio e Sapucaia do Sul. Em Esteio na Escola Tomé de Souza, trabalhamos com professores e alunos do 5º e 6º ano. Trabalhei com a oficina de Audacity junto com a professora Juciane e Eliane. Alguns alunos participaram junto com seus professores, foi uma experiência impar, pois sempre trabalhamos com professor e aluno em separado. Os alunos, adoraram a oficina pois puderam utilizar seus netbooks em uma atividade muito prática e de sua autoria. A proposta era de  dividir os grupos, onde teriam que escolher um narrador, repórter, etc, receberam um roteiro como sugestão para realização da atividade. Eles elaboraram um texto para gravar, fizeram  entrevistas, selecionaram algumas músicas  para simular uma rádio na escola. Gostaram muito da atividade. Seguindo o programa, os alunos do 6º ano avançaram um pouco mais, colocando voz e som juntos e outros efeitos. Da mesma forma gostaram muito da experiência. No final da tarde fizeram uma socialização das práticas, o professor Daniel da Unisinos nos acompanhou durante todo o tempo registrando através de filmagem o desenvolvimento das atividades.

Noutro dia, estivemos no município de Sapucaia do Sul, na Escola Miguel Gustavo, onde atendemos professores e alunos também do 5º e 6º ano, na oficina de Scratch com a professora Elaine.  Os alunos criaram cenários, com mais de um elemento,  com personagens, sons e textos .  Este recurso requer um pouco mais de estudo, mas os alunos gostaram bastante. Também foi oferecida a oficina de Audacity.

No último dia de formação, trabalhamos com todos os professores. Exploramos os jogos educativos e objetos de aprendizagens onde o professor pode perceber o potencial pedagógico dos jogos e objetos, relacionando-os aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.  Ao final da tarde fizemos um avaliação onde os professores colocaram suas opiniões e colocações quanto as aprendizagens alcançadas no decorrer desta formação. Mostraram-se empolgados e motivados com a proposta de continuar as descobertas quanto ao uso das tecnologias, no caso os netbooks em sala de aula.
Parabéns aos participantes.

Oficina Audacity - Mutirão Um por Um - Esteio

Alunos 6º ano
Ouvindo sua gravação..
Alunos 5º ano
Aluno 5º ano

Aluna 6º ano testando...
Alunas 5º ano ouvindo gravação...
Alunos 5º ano criando o texto

EDUC@ASLIVRE

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2013, quinta e sexta-feira,  recebemos no NTE, o professor José  Francisco da Associação de Software Livre de Porto Alegre-RS. Tivemos a oportunidade de ouvir suas colocações quanto aos trabalhos desenvolvidos na e pela  Associação de Software Livre. Eles promovem o FISL na capital gaúcha, um evento de grande proporção em prol do uso do Software Livre. O fórum promove palestras, salas para assuntos afins, entre outros, o evento está organizado para receber e acomodar milhares de pessoas. Em 2014 a Associação completará 15 anos. Participaram dessa formação professores do:  NTE Passo Fundo, NTE Soledade e NTE Palmeira das Missões, estudantes da UPF que fazem parte do GEPID e professores do grupo EDUC@SLIVRE. Foram dois dias de muito conhecimento sobre: linux, gnome, kde, kernel, ubuntu, debian, Noosfero citando alguns,  sempre em prol do Software Livre, foi muito bom...

Momento no Laboratório Informática do NTE Passo Fundo

Escola Wolmar Salton

No dia 10 de setembro, outro encontro com MSTECH e professores da Escola.Trabalhamos com leitura de imagens, imagens que falam, vídeos , vídeo-clips,  publicidade viral,  entre outros. A professora Greice sugeriu a elaboração de um projeto utilizando o recurso do CmapTools. Na lousa digital construiu um projeto com o tema Revolução Farroupilha sugerido pelos professores. A construção do mapa conceitual foi feita com a colaboração de todos  professores, dando sugestões  e  relacionando os conteúdos nas diferentes disciplinas .


EDUC@SLIVRE

No dia 04 de setembro de 2013 junto aos componentes do grupo de estudos sobre o Software Livre, escolhemos o nome do nosso grupo "EDUC@ASLIVREnte-pf". Todos  os participantes deram sugestões diversas para o nome chegando a um consenso o escolhido acima citado. Já temos Facebook para compartilhar as descobertas e aprendizagens ao longo do caminho.

O que é Software Livre pra você?

Como você vê o Software Livre?

Parabéns para nós!

Escola Wolmar Salton

Mais um encontro de formação na Escola, no dia 15 de agosto de 2013, com os professores e a equipe do MSTECH.  O encontro foi muito bom, como os anteriores, a professora Greice trouxe muitas novidades, ela mostra os vídeos e explica como podem ser feitos, qualquer professor tem condições de realizar com seus alunos.

Exposição de vídeos
Dicas de como usar o vídeo em sala de aula
Os bastidores na criação de um vídeo
Como escolher um vídeo de qualidade
Stop Motion

Charadinha:
Encontre 7 semelhanças entre o gato e a geladeira...

Grupo de Estudos Software Livre

 
No dia 07 de agosto de 2013, teve início o "Grupo de Estudos sobre Software Livre" no NTE, os participantes no momento são professores do NTE, e  professores simpatizantes do Software Livre que fazem parte da rede pública de ensino. O grupo se encontrará nas quartas-feiras a tarde no NTE, para discutir, refletir, aprender, conhecer mais a fundo o Software Livre e suas possibilidades.

Escola Estadual Wolmar Salton

No dia 04 de Julho de 2013, participei da formação continuada com a MSTECH junto com os professores da Escola Wolmar Salton. A pauta foi  sobre o uso das TIC's, vídeos e lousa digital. Inicialmente os professores socializaram algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas com seus alunos e o auxílio das tecnologias. A professora Greice da MSTECH, expôs várias sugestões de como utilizar os netbooks no dia a dia escolar e também algumas atividades realizadas pelos seus alunos enquanto atuava na Escola. Os professores ficaram encantados com "a mostra" das possibilidades que foram realizadas e registradas pela professora.

5 de nov. de 2013

Curso Elaboração de Projetos 40h - Nonoai

Iniciou em  26 de agosto de 2013,  o Curso Elaboração de Projetos 40h na modalidade EAD, utilizando o ambiente e-Proinfo  ; tendo como pólo a Escola Maria Dulcina do município de Nonoai.Os professores participantes desta turma são das escolas: Romano Padoan de Rio dos Índios, Adolfo Giordani de Gramados dos Loureiros e da Escola Maria Dulcina. O grupo estava motivado para trabalhar com projetos, esta é mais uma possibilidade do fazer pedagógico do professor visando  a  promoção de uma  aprendizagem significativa aos seus alunos.