6 de nov. de 2013

Província de São Pedro Mutirão Um computador por Aluno e Professor

O Programa Província de São Pedro - Um computador por aluno e professor propôs aos assessores dos NTEs do RS um Mutirão de formação aos professores/escolas que fazem parte do programa. Os assessores dos NTEs formaram grupos de trabalhos para atender aos professores, oferecendo oficinas de capacitação com  seus netbooks.

Em setembro aconteceu nos dias 25, 26 e 27 o mutirão com o grupo A, com a colega do NTE de Canoas, Eliane. Ela organizou  toda a programação da formação para  os professores com diversas oficinas. Estivemos no município de Esteio e Sapucaia do Sul. Em Esteio na Escola Tomé de Souza, trabalhamos com professores e alunos do 5º e 6º ano. Trabalhei com a oficina de Audacity junto com a professora Juciane e Eliane. Alguns alunos participaram junto com seus professores, foi uma experiência impar, pois sempre trabalhamos com professor e aluno em separado. Os alunos, adoraram a oficina pois puderam utilizar seus netbooks em uma atividade muito prática e de sua autoria. A proposta era de  dividir os grupos, onde teriam que escolher um narrador, repórter, etc, receberam um roteiro como sugestão para realização da atividade. Eles elaboraram um texto para gravar, fizeram  entrevistas, selecionaram algumas músicas  para simular uma rádio na escola. Gostaram muito da atividade. Seguindo o programa, os alunos do 6º ano avançaram um pouco mais, colocando voz e som juntos e outros efeitos. Da mesma forma gostaram muito da experiência. No final da tarde fizeram uma socialização das práticas, o professor Daniel da Unisinos nos acompanhou durante todo o tempo registrando através de filmagem o desenvolvimento das atividades.

Noutro dia, estivemos no município de Sapucaia do Sul, na Escola Miguel Gustavo, onde atendemos professores e alunos também do 5º e 6º ano, na oficina de Scratch com a professora Elaine.  Os alunos criaram cenários, com mais de um elemento,  com personagens, sons e textos .  Este recurso requer um pouco mais de estudo, mas os alunos gostaram bastante. Também foi oferecida a oficina de Audacity.

No último dia de formação, trabalhamos com todos os professores. Exploramos os jogos educativos e objetos de aprendizagens onde o professor pode perceber o potencial pedagógico dos jogos e objetos, relacionando-os aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.  Ao final da tarde fizemos um avaliação onde os professores colocaram suas opiniões e colocações quanto as aprendizagens alcançadas no decorrer desta formação. Mostraram-se empolgados e motivados com a proposta de continuar as descobertas quanto ao uso das tecnologias, no caso os netbooks em sala de aula.
Parabéns aos participantes.

Nenhum comentário: